Princípios da Arquitetura da Informação

 fonte: http://www.designprinciplesftw.com/collections/eight-principles-of-information-architecture

Princípios:

  1.  do Objeto: Trate o conteúdo como algo vivo: um ser com ciclo de vida, comportamentos e atributos.
    • Todo conteúdo tem uma estrutura interna, que é consistente e reconhecível, e tem uma série de comportamentos claros (como receitas podem ter variações de ingredientes, quantidade, etc, ou serem mais ou menos importantes de acordo com tema, época do ano, etc.)
  2. das Escolhas: crie páginas que oferecem escolhas significativas, mantenha a gama de escolhas focada na realização de uma tarefa.
    • Muitas escolhas = mais difícil de tomar decisões
    •  Faça listas menores, pelo menos nos níveis mais importantes da hierarquia.
  3. da Divulgação: ofereça informação suficiente para que a pessoa entenda o que ela vai encontrar ao navega mais.
    • “Information presented to a person who is not interested or ready to process it is effectively noise.”
    • Pense no conteúdo como camadas. Um site apresenta camadas diferentes de um mesmo conteúdo em áreas diferentes do site.
  4. dos Exemplos: descreva o conteúdo das categorias através de exemplos.
    • Psicólogos descobriram recentemente que nosso cérebro representa categorias como redes de bons exemplos.
  5. da Porta da frente: assuma que pelo menos metade dos seus usuários vão vir de outros lugares que não seja sua homepage
    •  Todas as páginas do site devem mostrar ao usuário o que mais ele pode encontrar no site
    • Nas redes sociais, as páginas devem mostrar claramente onde pode-se encontrar mais informações sobre o assunto.
    • Boas home pages mostram a amplitude do conteúdo. Focam em ajudar os novos usuários entenderem sobre o que é o site.
  6. da Classificação Múltipla: ofereça aos usuários vários esquemas de classificação diferentes para navegar no conteúdo do site
    • Existem diferentes motivos e diferentes modelos mentais mesmo em pequenos grupos
    • Diversas formas para encontrar o conteúdo beneficia o usuário, mas é necessário ter cautela para não exagerar e distraí-los.
  7. da Navegação Focada: não misture maçãs e laranjas nos seus esquemas de navegação.
    • Qual a estratégia para encontrar conteúdo do seu site?
  8. do Crescimento: o seu conteúdo de hoje é apenas uma pequena fração do conteúdo de amanhã
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s